Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MOMENTOS YOGA – Parte II

Como a prática milenar pode melhorar a saúde

O equilíbrio do sistema nervoso está no cerne dessa capacidade. ''Há asanas, o chamados bandha-asanas, que atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, propiciando a calma'', assegura Deveza. ''Já outros, como a posição invertida (em que o praticante fica de cabeça para baixo), preparam o corpo para situações adversas, como tensão e estresse'', comenta. Segundo o médico, a fisiologia humana está adaptada ao estado normal do corpo - ou seja, em pé, sem torções, contorções ou estripulias. Quando a pessoa altera essa lógica (o que acontece nas posições da ioga), o organismo tem que se readaptar - o que acaba fazendo bem. A lista de benefícios atribuídos à yoga é enorme. Para início de conversa, estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, e dá força à coluna vertebral. ''É sabido pela medicina que a coluna mantém a saúde do ser humano. Dela, partem nervos que dão suporte para os sistemas neurovegetativo e nervoso. Com a coluna forte, você também vai ter emoções equilibradas'', salienta a professora de yoga Márcia De Luca, presidente do Ciyma (Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda). ''A maioria começa a praticar yoga para ficar com o corpo sarado. Mas, se a pessoa tiver um bom professor, vai despertar para um caminho maior.'' Por ''caminho maior'', entenda-se meditação, uma das oito partes do método indiano.

Ritual para iniciantes

Preferencialmente, a yoga deve ser praticada em local arejado e silencioso - ou com uma música suave de fundo. Com um colchonete fininho, roupas bem confortáveis e pés descalços. Também é recomendável evitar alimentos e líquidos pesados (como milk-shakes e vitaminas) nas duas horas que precedem a prática. Pela manhã, ao acordar, ou à tarde, depois de todas as atividades, são os melhores momentos para se fazer as seqüências de asanas (pronuncia-se "ássanas"), como são chamadas as posições da yoga. Durante a execução, a respiração deve ser feita somente pelo nariz, nunca pela boca. A respiração nasal acalma o ritmo de todo o corpo e facilita a concentração.

Você se interessou pelos benefícios que a yoga proporciona? Procure uma acedemia ou escola de yoga e faça uma aula experimental, você vai adorar!
 
Fonte: www.epoca.com.br

2 comentários:

  1. Nossa, adorei as idéias e o blog.
    Parabéns pela iniciativa, coragem e determinação. Este é o começo de muitas oportunidades positivas.
    Sempre que eu puder, estarei por aqui, aprendendo alguma coisa.
    Beijos e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Má!

    Espero que as matérias continuem atendendo as expectativas!

    bjs

    ResponderExcluir