Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Confira quais são os 11 principais erros dos novos gestores

Ser promovido a um cargo de chefia pode ser o desejo de muitos profissionais. Mas o  sonho pode virar pesadelo se a pessoa não souber gerenciar a sua equipe. Neste momento, é comum que os novos gestores errem por falta de experiência ou por excesso de vontade de querer acertar.
Os erros acontecem porque as pessoas que são promovidas a um cargo de liderança não são preparadas. É indicado que as empresas promovam treinamentos, contratem serviços de coaching ou desenvolvam um programa em que gestores mais experientes compartilhem ideias e escutem os novos gestores.
Escolher um mentor pode ajudar. Pode ser uma pessoa da mesma empresa ou de fora, o importante é que seja de confiança.
O novo gestor deve ser humilde ao lidar com a nova equipe, deve assumir que está aprendendo.
Para ajudar nesta nova etapa da carreira, o coach-executivo da Alliance Coaching, Pablo Aversa, indicou os 11 principais erros cometidos pelos novos gestores. Confira:
  1. Considerar que você sabe tudo: mesmo que o profissional tenha total conhecimento de sua área, ele não sabe tudo, já que a parte mais importante do trabalho ele ainda não domina: gerenciar pessoas;
  2. Mostrar a todos quem está no comando: a equipe sabe que você está no comando. Não é necessário demonstrar todo o tempo que você é o chefe. O fundamental é que o novo gestor faça a diferença;
  3. Mudar tudo: só porque alguma atividade não é feita da mesma forma que você costuma fazer, não significa que necessariamente está errada;
  4. Ter medo de fazer tudo: talvez você não tenha solicitado essa promoção e não esteja certo que poderá dar conta do trabalho. Porém, seus superiores não teriam colocado você no cargo se eles não tivessem confiança que você pode dar conta do desafio;
  5. Não dedicar tempo para conhecer seu time: mesmo que você tenha trabalhado ao lado dos profissionais da sua equipe durante anos, isso não significa que você os conhece. Saiba o que os motiva. Conheça-os individualmente, porque essa é a única forma pela qual você pode gerenciá-los de maneira eficaz. Lembre-se que sua equipe é o que irá fazer com que você se saia bem ou não no desafio de ser um bom líder. Dê a sua atenção e dedique tempo para eles;
          No próximo post terão os outros 6 erros dos novos gestores. ACOMPANHEM!

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da criação do blog, como sempre vc inovando!
    Estarei acompanhando de pertinho seu trabalho!
    Abraços e beijos

    Izabela Candido
    Secretari
    Hospital São José- Teresópolis

    ResponderExcluir
  2. Izabela,
    Muito obrigada pelo apoio e espero atender suas expectativas. Nos encaminhe sempre sugestões ou críticas ok? Abraços. Melissa Conti.

    ResponderExcluir