Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mente sã

Ficar longe do estresse é um santo remédio e, sim, mantém o corpo saudável

A máxima "Mente sã em corpo são" é a mais válida na tática antienvelhecimento. Ficar longe do estresse é um santo remédio. A psicóloga Triana Portal, da Clínica Espaço de Saúde Morumbi, em São Paulo, destaca a autoestima como uma das responsáveis por uma mulher chegar à terceira idade de maneira segura.


Para Triana, a melhor forma de desenvolver uma autoestima elevada na velhice é investir em estabilidade e autonomia. "A autoestima está muito associada à capacidade de gerenciar a própria vida. Se você não alcançar isso, vai se sentir um fardo na vida das pessoas das quais você é dependente. Essa situação é ruim para qualquer pessoa, principalmente para as mulheres", acredita.

Um networking emocional, como define a especialista, também é imprescindível para a qualidade de vida. "É importante você fortalecer os laços entre você e as pessoas próximas. Isso significa ter, além dos familiares, uma rede de amigos, já que as famílias de hoje são muito pequenas e não dão todo o suporte necessário", justifica.

Hoje em dia as atribuições femininas só se acumulam. "Além da casa, dos filhos e do marido, a mulher moderna é pressionada para ter uma carreira profissional sólida que lhe garanta a independência financeira, e ainda sim, estar sempre linda e com o corpo perfeito", diz Portal. O estresse acumulado por essas diversas funções pode ser prejudicial e acelerar o processo de envelhecimento. A psicóloga sugere: "A mulher tem que dedicar um tempo e um investimento em si mesma, como um hobby, por exemplo, alguma válvula de escape que lhe dê prazer e consiga renová-la constantemente para enfrentar as pressões e responsabilidades".

Envelhecer não é morrer. Uma parte importante no envelhecimento é a mulher aceitar a idade e não insistir em apenas olhar para trás. Portal dá a dica: "Ela tem que manter a autoestima, que só acontece através do autoconhecimento. De outra forma, vai cair naquela famosa maratona de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos".

Na opinião da psicóloga, a maturidade traz mais benefícios e pode, sim, ser saboreada. "A mulher madura consegue ver os reais valores de cada coisa e tem a calma que falta às mulheres mais jovens", diz. E complementa: "Na terceira idade, a mulher tem a capacidade de curtir melhor uma leitura, a amizade de um companheiro, consegue tirar prazer das atividades mais simples. Tem a serenidade de saborear os momentos e isso é benéfico para a mente se manter sã por mais tempo".

por Sylvio Netto | 06/04/2011 - http://msn.bolsademulher.com/

2 comentários: