Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

MOMENTOS YOGA – Parte I


Nesse momento em que todos procuram o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito, quero compartilhar com vocês um pouco sobre a yoga, pois ela fez uma grande diferença na minha vida.

O que é Yoga e quais os seus benefícios
Mais do que uma prática saudável, a yoga pode modelar a mente e afinar o espírito. Na era do culto ao corpo, suas posturas e exercícios vão muito além da vaidade - estimulam equilíbrio, força, bons hábitos e pensamentos do bem.

Para começar, é preciso compreender o que é a yoga; a palavra yoga taduzido do sânscrito significa união. É que na Índia, onde tudo começou, o homem é visto como um todo - corpo, mente e espírito - e o sistema de Patañjali seria o instrumento para estabelecer a junção das partes.

''O objetivo principal é livrar o homem de qualquer sofrimento, seja corporal, emocional ou mental'', diz o médico César Deveza, especialista em medicina ayurvédica. ''O propósito não é malhar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade. Então, yoga é uma prática psicofísica. Indo mais fundo, os antigos iogues, que viviam em cavernas e florestas, tinham como meta transcender a existência humana'', completa Deveza.

Como a yoga proporciona bem-estar e equilíbrio
Segundo o ''Yoga-Sutra'', os asanas, posições físicas da yoga, desviam a atenção dos pensamentos para o corpo, aquietando a mente. Com a mente calma e a respiração sob controle (exercícios respiratórios, os pranayamas, são a parte principal da prática), a tendência é a auto-observação, a concentração, o autoconhecimento e, no fim das contas, a transcendência.

''Os asanas trabalham o equilíbrio interno. Existem, por exemplo, asanas para desenvolver determinação, tolerância, disciplina... Cada vez que o praticante permanece em uma posição, seu estado de consciência se eleva. E, à medida que a pessoa se aperfeiçoa, reforça a qualidade relacionada àquela postura'', diz Regina Shakti, mestre com 37 anos de prática.


Fonte: www.epoca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário