As pessoas não deixam as organizações, elas deixam maus chefes
Na primeira semana de abril aconteceu em São Paulo o Fórum HSM de Gestão e Liderança. Um dos palestrantes foi Robert Sutton, que é Professor na Universidade de Stanford e autor do livro Bom chefe, mau chefe, da Editora Bookman. Durante uma manhã ele fez reflexões sobre o impacto da liderança, citou as características de um líder ideal, deu ótimas dicas de como podemos nos tornar um “bom chefe” e o que podemos aprender com os “maushefes”.
A maneira como os chefes tratam seus subordinados diretos causam vários efeitos que reverberam ao longo da hierarquia, moldando a cultura e o desempenho da empresa. Uma pesquisa realizada pelo Gallup em 2007 apontou que 75% da força de trabalho afirma que o superior imediato é a parte mais estressante do seu trabalho.
Os líderes determinam a maneira como as pessoas passam seus dias e se elas sentem alegria ou desespero na vida profissional; se trabalham bem ou mal, se são deprimidos ou saudáveis. Os melhores líderes equilibram o desempenho e a humildade, fazem as coisas de maneira que aumentem – ao invés de diminuir – a dignidade e o orgulho dos membros de sua equipe.
Aqui estão cinco características de um bom Líder, segundo o professor Sutton:
1. Assertividade. Sabem quando forçar ou deixar alguém à vontade;
2. Sabedoria. Suas ações buscam a empatia e a compaixão;
3. Protegem suas equipes: Permitem a autonomia, mas gerenciam os limites;
4. Formam boas equipes: Desenvolvem times estáveis complementares;
5. Gestão de pessoas: Contratam estrelas que irão trazer valor e evitam as maçãs podres.
E aqui vai uma Dicaduka: uma vez por mês, faça essas duas perguntas em relação ao seu líder e avalie a gestão dele: O meu líder faz todo o possível para ajudar as pessoas a fazer um bom trabalho? Ele ajuda as pessoas a se sentirem dignas e orgulhosas?
Fonte: www.vocesa.abril.com.br - Por Paulo Campos / 2011.04.18
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