Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Liderança digna de orgulho: a equipe agradece!

As pessoas não deixam as organizações, elas deixam maus chefes

Na primeira semana de abril aconteceu em São Paulo o Fórum HSM de Gestão e Liderança. Um dos palestrantes foi Robert Sutton, que é Professor na Universidade de Stanford e autor do livro Bom chefe, mau chefe, da Editora Bookman. Durante uma manhã ele fez reflexões sobre o impacto da liderança, citou as características de um líder ideal, deu ótimas dicas de como podemos nos tornar um “bom chefe” e o que podemos aprender com os “maushefes”.
  
A maneira como os chefes tratam seus subordinados diretos causam vários efeitos que reverberam ao longo da hierarquia, moldando a cultura e o desempenho da empresa. Uma pesquisa realizada pelo Gallup em 2007 apontou que 75% da força de trabalho afirma que o superior imediato é a parte mais estressante do seu trabalho.

Os líderes determinam a maneira como as pessoas passam seus dias e se elas sentem alegria ou desespero na vida profissional; se trabalham bem ou mal, se são deprimidos ou saudáveis. Os melhores líderes equilibram o desempenho e a humildade, fazem as coisas de maneira que aumentem – ao invés de diminuir – a dignidade e o orgulho dos membros de sua equipe.

Aqui estão cinco características de um bom Líder, segundo o professor Sutton:


1.   Assertividade. Sabem quando forçar ou deixar alguém à vontade;

2.   Sabedoria. Suas ações buscam a empatia e a compaixão;

3.   Protegem suas equipes: Permitem a autonomia, mas gerenciam os limites;

4.   Formam boas equipes: Desenvolvem times estáveis complementares;

5.   Gestão de pessoas: Contratam estrelas que irão trazer valor e evitam as maçãs podres.

E aqui vai uma Dicaduka: uma vez por mês, faça essas duas perguntas em relação ao seu líder e avalie a gestão dele: O meu líder faz todo o possível para ajudar as pessoas a fazer um bom trabalho? Ele ajuda as pessoas a se sentirem dignas e orgulhosas?

Fonte: www.vocesa.abril.com.br - Por Paulo Campos / 2011.04.18

Nenhum comentário:

Postar um comentário