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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confiança é essencial para garantir a inovação no mundo corporativo

Gostaria de compartilhar com vocês leitores uma parte da entrevista do Sr. Roberto Bob Rosenfelt, estudioso e especialista no tema: inovação.

INOVAÇÃO É A CHAVE DA SOBREVIVÊNCIA PARA QUALQUER EMPRESA E ESTÁ BASEADA ESSENCIALMENTE NAS PESSOAS.

por Lucas Toyama

Para Robert Bob Rosenfeld, fundador do primeiro escritório de inovação dos Estados Unidos, existe oito princípios humanos necessários para se garantir a inovação no mundo corporativo, entre os quais figuram confiança e valorização das diferenças. Rosenfeld é um apaixonado pelo tema, sobre o qual estuda há 40 anos. Hoje é CEO da Idea Connection Systems, consultoria que auxilia empresas a promoverem a inovação por intermédio das pessoas.

Rosenfeld discorre sobre a situação do Brasil no tocante à inovação, aponta os principais erros das empresas quando o assunto é inovar, distingue criatividade de inovação e dá ensinamentos importantes para as organizações que querem inovar não apenas no discurso. Confira:

CanalRh - Como as empresas podem inovar efetivamente?
Robert Bob Rosenfeld - Tendo um grande foco no elemento humano. Os aspectos técnicos e de negócios da inovação são importantes, mas eles são mais tangíveis e mais fáceis de serem entendidos. O lado humano, no entanto, é intangível e menos visível, algo muito difícil de ser assimilado por muitos líderes. Saber alavancar os pontos fortes e as diferenças de suas equipes facilitará o caminho para a inovação de forma sustentável e mais previsível.

CanalRh - Como fazer isso?
Rosenfeld - As pessoas precisam entender e aplicar os oito princípios humanos necessários para se ter inovação sustentável. Há três aspectos relacionados ao ambiente de trabalho que sustentam a habilidade das empresas inovadoras (confiança é o caminho para as palavras não ditas; os elementos da destruição estão presentes na criação; e valores conduzem uma empresa). Além deles, há cinco princípios humanos que constroem a “essência” da inovação e são necessários para sustentá-la (valorizar as diferenças; estar pronto para as trocas efetivas; paixão é combustível e dor é um ingrediente escondido; inovação começa quando as pessoas convertem problemas em ideias; e inovação precisa de sistemas).

CanalRh - A inovação tem sido muito discutida ultimamente no mundo corporativo. As empresas estão, de fato, preparadas para praticá-la?
Rosenfeld - Inovação é um termo cada vez mais usado nesse universo, mas isso acontece muito porque as pessoas têm um conceito equivocado, quando usam criatividade como sinônimo de inovação.

CanalRh - Quais as diferenças entre elas?
Rosenfeld - Você precisa de criatividade para ser inovador, mas criatividade nem sempre resulta em inovação, que é difícil porque há um longo caminho entre transformar uma ideia em uma inovação. Fatores de negócios, técnicos, organizacionais e humanos entram em cena quando uma ideia é aventada e isso dificulta tudo.

CanalRh - Mas as empresas estão preparadas para inovar?
Rosenfeld - Sim, sem dúvida. É só olhar para Google, Apple, entre outras. Mas é inegável também que umas companhias são melhores nisso do que outras. É importante saber que inovação muda o tempo todo. E se você não inova, você desmorona.

CanalRh - Quais os principais erros das empresas quando o assunto é inovação?
Rosenfeld - Não reconhecer o elemento humano. Você pode ter um negócio agressivo e ótimas técnicas, mas é o aspecto humano que determinará se haverá ou não inovação.

CanalRh - Qual o papel dos líderes num ambiente de inovação?
Rosenfeld - Construir confiança e fazer com que suas palavras e seus comportamentos sejam coerentes entre si. Você não pode apenas dizer: “você precisa inovar”. É preciso estabelecer uma cultura que permita que a inovação aconteça. Isso envolve confiança, cultura, risco, comunicação, tomada de decisão, além de programas de reconhecimento e premiação.

CanalRh - Como o senhor enxerga o Brasil sob o ponto de vista da inovação?
Rosenfeld - Positivamente. Os brasileiros estão mais abertos a valorizar as diferenças do que outras nações. E, mais uma vez, as pessoas são a chave para a inovação. Se o Brasil for capaz de continuar a valorizar as forças de sua gente, o futuro será promissor. O País tem um ingrediente mágico: uma cultura diversa e pessoas apaixonadas.

CanalRh - Em quais campos a inovação pode ser fortalecida no Brasil?
Rosenfeld - Vejo o setor de serviços com um grande potencial para isso, além dos pólos tecnológicos.

Leia a entrevista na íntegra.

Fonte: www.canalrh.com.br

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