Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estresse no trabalho atinge 100% dos brasileiros. Quer saber como evitá-lo?

Eu li a matéria: Estresse no trabalho atinge 100% dos brasileiros. Quer saber como evitá-lo?, separei as principais informações e gostaria de compartilhar com vocês. 


Não é de hoje que o estresse é apontado como um dos grandes males dos nosso século. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e cada vez mais rápido, de fato, é difícil acompanhar tudo.

É fácil encontrar um profissional que afirmou que sentiu estresse. No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Robert Half, todos os profissionais consultados disseram que estão estressados no trabalho. O estudo ouviu 2.525 executivos em dez países e apontou que 80% dos participantes de países como Áustria, República Checa e Dubai possuem estresse.

“Quando a pessoa vivencia uma situação de estresse, ela tende a achar que é pressionada o tempo todo. Sente-se sempre cobrada, de tal forma que, na maioria das vezes, nem consegue diferenciar o que é estresse e o que é cobrança”, explica o presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Aberto Ogata.

O estresse é considerado por muitos, como Ogata, uma doença, com prejuízos para além do ambiente corporativo. “O estresse gera um aumento na adrenalina, prejudica a concentração, piora o desempenho e causa problemas de saúde”, afirma o presidente executivo do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber.

“São inúmeras as fontes de estresse e estas passam por diferentes ordens, que podem ir desde fatores relacionados à organização e processos do trabalho, até os fatores ambientais e relacionais”, explica Ogata. “A doença é multifatorial e não existe uma causa única. Temos de ver o indivíduo dentro de um contexto mais amplo”.

O cenário favorável
·         Trabalhar muitas horas por dia;
·         Passar muito tempo longe da família;
·         Ambiente de trabalho;
·         Fofoca entre colegas;
·         Aumento da carga de trabalho;
·         Pressões do chefe consideradas desnecessárias;
·         Incompatibilidade dos valores do profissional com os da empresa;
·         Desentendimentos com a liderança, e
·         Excesso de ansiedade.

Esses comportamentos, explica Ogata, devem ser evitados, a fim de não criar um cenário favorável para a doença. “É importante que as pessoas consigam se afastar da tensão que o problema traz e foquem as energias na direção das alternativas de solução. Assim, elas passam a ter uma atitude mais positiva e resolutiva diante da dificuldade”, explica.

Busque alternativas

Kelber ressalta que, muitas vezes, o profissional não enxerga mesmo que está com estresse. “Você quer saber se está com estresse? Pegunte a um amigo”, diz o especialista. Ao contrário do que muitos acreditam, livrar-se do estresse é mais simples do que se pensa. “As pessoas geralmente acham que precisam fazer grandes mudanças em suas rotinas, para ter mais qualidade de vida”, explica Ogata.

Para manter esse equilíbrio, o presidente da ABQV dá dicas que podem ajudar no trabalho e na vida pessoal:

§  Busque entender de forma clara as expectativas dos seus superiores. Para isso, desenvolva a assertividade e capacidade de comunicação;
§  Equilibre o seu estilo de vida. Você precisa de tempo para manter seus relacionamentos, ter um sono repousante, praticar atividade física e ter tempo para o lazer;
§  Mantenha o otimismo. Avalie seu estado de espírito e procure ver as coisas sob uma perspectiva positiva;
§  Desenvolva mais as habilidades de delegar tarefas aos subordinados, priorizar e focar naquilo que realmente importa;
§  Aprimore o seu planejamento diário. Evite desperdício de tempo com reuniões inúteis e improdutivas;
§  Cuide-se bem. Busque o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Uma alimentação saudável é fundamental.
§  Liste os fatores de estresse em sua vida, reconheça-os e mantenha-os no nível consciente.
§  Procure desacelerar o pensamento negativo.
§  Mantenha o equilíbrio emocional.

Leia a matéria na íntegra.

Um comentário:

  1. Este artigo está muito completo e bem aplicável as nossas rotinas. As dicas de como melhorar a situação são bem práticas e dependem bastante do controle da nossa mente. Sejamos otimistas para aproveitar o lado bom das situações.

    ResponderExcluir