Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sucesso na Carreira em 10 Etapas



Por LUÍS SÉRGIO LICO
Durante o transcurso de nossa carreira, teremos decisões a tomar, lados a escolher, pessoas com as quais temos que lidar, surpresas a nos esperar e muito trabalho a fazer, nem sempre devidamente reconhecido ou apreciado. Sim! Podemos entregar resultados, cumprir prazos, sermos inovadores, ter "foco em objetivos" e nem por isso agradaremos. Muitas vezes, ao deixar claro a nossa competência o que mais arrumamos ao redor são adversários ressentidos com nosso desempenho. Um velho economista dizia que o brasileiro não perdoa o sucesso...

 Por isso é importante o exercício da diplomacia e da postura relacional estratégica em todas as situações da nossa trajetória profissional. Não basta domínio técnico ou suar a camisa em incontáveis horas extras. É preciso destacar-se, mas sem que isto coloque em risco sua posição ou você seja visto como um bajulador que coloca a empresa acima de tudo na vida. Veja os exemplos abaixo e tome as rédeas de seu sucesso:

1.       Desenvolva a Audição Seletiva
Compartilhe experiências que agreguem valor e absorva conhecimentos relevantes. Despreze os comentários fúteis. Invista seu tempo em ouvir e assimilar novos conhecimentos e, é claro, refletir no que ouve.

2.       Aprimore seu Trabalho em Equipe
Embora seja lindo, dizer que você faz a "sua parte" já não é mais suficiente para o cliente e menos ainda para o gestor. Além disso, a união permite estabelecer alianças e oferece mais soluções para a empresa.

3.       Recicle Conhecimentos e Atualize suas Técnicas
Hoje, produzimos mais informação que somos capazes de absorver. É fundamental estar em dia com o que acontece no seu mercado de atuação, presente ou futuro. Esforce-se e, faça (bons) cursos, leia sobre o assunto e informe-se bem.

4.       Relacionamentos em Rede
O chamado "networking", é a manutenção de uma rede de relacionamentos ativa que pode fazer a diferença para qualquer profissional. A maioria das oportunidades de emprego ou negócio se dá por indicação. Saiba armazenar possibilidades: Relacione-se bem e suba rápido na vida.

5.       Busque Resultados de Longo Prazo
 A correria desenfreada do mundo corporativo esconde uma série de acidentes e prejuízos de alta monta. Seja ágil e eficiente, mas para a sua carreira, o que é imediato não funciona. Ela é solidificada com o passar do tempo e acúmulo precioso de experiência. Aproveite as chances, mas avalie bem as conseqüências.

6.       Mantenha suas Discretas Esperanças
Mesmo em um ambiente punk (quer dizer, no future), use a sabedoria e contenha-se, no mínimo você acumula algumas milhas de resistência à pressão e aprende a gerir conflitos, e administrar expectativas. Isto é um super diferencial em outras empresas, pelas quais você ainda vai passar.

7.       Cultive a Tolerância e Resiliência
Isto não são conceitos da "nova era". É um fator pragmático e que levará você longe. Ninguém é igual a ninguém e não faz as coisas como você faz. Os profissionais de excelência são aqueles que aprendem isso o quanto antes. Adaptar-se às mudanças e compreender a diversidade é fator de destaque nas organizações.

8.         Não abra Mão de sua Vida Pessoal
Manter o foco na carreira não significa abrir mão de sua vida pessoal. Aliás, é um contra senso, pois a riqueza que é possível agregar à sua trajetória profissional está em grande parte ligada à qualidade de vida. Não é possível manter a motivação e o desempenho se você está à beira de um ataque de nervos. Desenvolva o cuidado de si. 

9.       Faça Sempre Bem feito
O prazer de trabalhar reflete-se diretamente na qualidade e produtividade. Ninguém consegue ser bem sucedido em nada que não goste. Quando alguém consegue superar a si mesmo e descobrir coisas agradáveis no trabalho, está a um passo de estabelecer uma relação de longo curso. Vá em busca daquilo que você faz melhor e seja feliz.

10.   Sempre Alerta
As modernas organizações estão sempre em busca de profissionais aos quais possam delegar tarefas complexas e obter resultados consistentes, em prazos razoáveis. Esteja sempre preparado para receber bem as delegações e demandas, mesmo que não façam parte de sua função. Uma das coisas mais detestáveis para uma empresa é ter que ouvir de seus funcionários que "não é minha função" ou que "não sou pago para fazer isto". Se você quiser crescer, deve mostrar para o que veio. Naturalmente, isto não significa deixar-se explorar, mas sim, dizer que está pronto para desafios.

 Naturalmente, esta não é uma relação completa do que você pode e deve fazer para melhorar sua carreira, mas já é um bom indício de maturidade pessoal e profissional, se conseguir progressos nesse sentido. O mundo corporativo não tem uma lógica definida, e muitas vezes o tiro sai pela culatra. Tenha em mente, contudo, que uma hora você irá se deparar com alguma situação onde estas competências estejam sendo avaliadas e, se você fizer a lição de casa direitinho, suas chances serão as mais promissoras.

Fonte: http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 08/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário