Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quer saber por que o seu pessoal não está trabalhando bem? Olhe-se no espelho!

Recebi a semana passada uma matéria do palestrante e Coach Ricardo Piovan que compartilho com vocês para que possamos fazer uma auto-análise da nossa liderança. Convido a cada um de vocês líderes leitores a fazer a diferença!


espelho-meu1
Por Ricardo Piovan

Sempre antes de ministrar um treinamento ou palestra numa organização é comum a tal reunião de briefing, isto é, conversar com o RH e com alguns líderes para perceber o clima da empresa e os principais pontos que deverão ser abordados no evento. E na maioria das vezes começo a ouvir reclamações dos líderes sobre os seus funcionários, dizendo que alguns são acomodados, incompetentes, desmotivados, cometem muitos erros e etc. Internamente começo a pensar: Esta palestra não deveria ser dada somente aos liderados, mas também para os líderes, pois de acordo com a frase de Ken Blanchard no título deste artigo, o resultado da equipe está relacionado ao grau de eficácia do líder, isto é ao nível de maturidade de quem comanda a equipe.
Convido você a refletir sobre quatro características de um líder que não consegue tirar resultados da sua equipe:
1. Ele nega com atitudes os valores da empresa – Sabe aquela plaquinha (missão, valores e visão) que normalmente fica na recepção da empresa? Lá estão os valores da companhia e um líder que não consegue resultados tende a negar aquelas frases com suas atitudes e comportamentos no dia a dia. Muitos liderados lêem aquelas frases e pensam: “Nem o meu líder faz isto!”
2.  Ele desconhece o limite entre a pressão por resultados e falta de respeito – Busca por resultados é uma coisa, gritar, ironizar e chamar a atenção na frente de outras pessoas é outra coisa completamente diferente. Liderados que são comandados por líderes autoritários não costumam dar tudo de si no momento de executar uma tarefa.
3.  A ele falta a capacidade de inspirar os seus liderados – Um chefe simplesmente manda seu liderado fazer, um líder antes de mandar inspira o seu liderado, mostrando o que deve ser feito e porque deve ser feito, isto é, lhe dá um propósito. Pessoas que tem um motivo especial para trabalhar duro tendem a fazer muito mais do que lhe é solicitado.
4. Ele vai atrás do resultado certo da forma errada – Algumas vezes (nem sempre) este líder  consegue o resultado a curto prazo, mas as suas atitudes desmotivam seus liderados a conseguirem os mesmos resultados para a próxima missão. Um líder autoritário sempre consegue resultados a curto prazo. A médio e longo prazo os resultados simplesmente desaparecem, pois as pessoas não tem um bom motivo para fazer o que deve ser feito.
Caso você seja um líder e preocupou-se com as questões acima, saiba que é possível verificar se você tem ou não a liderança tóxica. Solicite feedbacks de seus liderados, questionando-os sobre os seus comportamentos como líder. Eles são ótimos espelhos para você.
Fonte: www.portalfox.com.br/blog

Um comentário:

  1. Muito legal seu site Melissa.
    Parabéns!!!
    Dani Paiva (USJT)
    ;))

    ResponderExcluir