Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Liderança - Estresse, como fugir dele?


Em certos momentos o estresse foge ao nosso controle. Por isso gostaria de compartilhar com vocês a matéria abaixo, pois é objetiva, fácil de praticar e funcional.

Cinco atalhos rápidos para fugir do estresse

O conhecimento popular já atestou: socar a mesa, bater o telefone, gritar e ter dor de barriga são reações comuns em situações estressantes mas em nada aliviam os sintomas que afetam em cheio a saúde e o bem-estar.

Além dos mecanismos preventivos ao estresse, que vão dos hábitos de vida saudáveis à meditação, também existe uma lista com alguns atalhos que – em até dez minutos – são capazes de amenizar o estresse e ajudar a controlá-lo.

1) Respire fundo por dez vezes - Respirar a plenos pulmões aumenta a oxigenação do corpo e por isso traz o efeito calmante ao organismo. Mas é preciso parar e respirar. Devagar e sentindo a inspiração e a expiração.

2) Imagine um lugar delicioso - Quando colidimos com o estresse é indicado imaginar aquela praia paradisíaca, as montanhas que passaram as últimas férias, a casa dos avós onde passou a infância. Este processo de resgate de imagem também controla o estresse e acalma o organismo.

3) Recorra aos sons amigáveis - Risadas de bebês, cantoria de passarinhos ou barulho do mar. Os sons também acionam o “botão” que libera substâncias positivas ao organismo, como a endorfina.

4) Pode comer alguma coisa, desde que saboreie - Para que este atalho funcione, de verdade, não adianta degustar algo que depois vai trazer mais prejuízos do que benefícios. A dica então é saborear uma comidinha, pode ser um chocolate, por exemplo. Desde que consumidos com moderação e aproveitando cada pedaço.

5) Mude de ambiente - Caso o local seja uma sala de reunião, vá ao toalete. Se for uma briga em um quarto, vá para a sala. Pedir licença e sair do ambiente por alguns minutos, dar uma volta no quarteirão, ir até a padaria, de fato, ajudam.

Fonte: Linkedin por Grupo Sankalpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário